• Desafios da Criação

Criancionário

A criança cria seu repertório de palavras a partir do que vê, ouve e interioriza essas experiências. A palavra, para a criança, tem muito significado. Tem ritmo, melodia, concretude. 


A palavra remete uma imagem ou situação. Lembram do "Fantástico Mundo de Bob"? A criança, na fase em que está construindo essa biblioteca de palavras, se desafia a expressar sua lógica, sua maneira própria de entender a formação desses sons. A sonoridade diferente,  as associações ao contexto ou objetos podem causar riso, estranheza, novos desafios. Dizer algo por soar bem ou não por causa da melodia que a palavra possui, independentemente de saber o real significado do que diz, é transformador, é "desenvolvedor."


Estas associações fazem a criança enxergar coisas novas, começam a compreender a dinâmica do raciocínio, inventam, entram no maravilhoso processo criativo do novo.


Exemplo disso são as palavras terminadas em "inho", que sugerem algo pequeno enquanto em "ão" sugerem o que é grande ou maior. Será? Pode ser que "não".


Surgem, então, as formas criativas nos diálogos. A união de ideias e sensações junto à necessidade de se comunicar, transforma muitas vezes uma frase ou uma palavra em poesia. Os poetas são os eternos brincalhões deste universo.


Como dizia Manoel de Barros: "A criança erra na gramática, mas acerta na poesia."


Para a criança (e para os adultos também), o diálogo vai muito além da palavra dita, ele é uma soma de variáveis. Diálogo é o que você fala, o que o outro ouve, o seu tom de voz, a sua expressão facial, seus movimentos corporais. 



 A palavra quando sai de nossa boca está solta no ar, e aí, vai de quem souber acolher. Vai que quem souber interpretar, vai que quem entender a ludicidade da fala, vai de quem souber lidar com a criatividade, de quem quiser captar e incorporar o que lhe foi falado.


Quer conhecer algumas palavras inventadas por crianças que já mostram-se curiosas e criativas? Acompanhe os posts nas nossas redes sociais. Teremos muitas curiosidades, risadas e reflexões etimológicas, semânticas e hedônicas!!!


Instagram

Facebook



17 visualizações1 comentário

©2020 por Desafios da Criação.