• Desafios da Criação

Brincar é fazer

Brincar é fazer. Uma ação. Brincar é criar, é aprender a estar no mundo enquanto sujeito. 

Jogar/assistir vídeos é apenas ocupar o tempo livre.


As crianças estão deixando de brincar! Estão deixando de assumir o protagonismo das brincadeiras, de assumir papéis no seu mundo imaginário. Estão cada vez mais passivas.


O brincar é essencial para a constituição da personalidade. É a partir da experiência criativa inserida nas brincadeiras que a criança aprende a estar no mundo e a ressignificar suas angústias. É a partir das brincadeiras que as crianças podem desenvolver capacidades importantes, como atenção, imitação, memória e imaginação; para que outras aconteçam depois.


A criatividade "imposta" e passiva que os jogos eletrônicos oferecem interfere na elaboração psíquica da criança e também na cognição. E podemos pontuar também o excesso de atividade "curriculares" para as crianças, esquecendo do tempo necessário para a brincadeira e para o ócio. Esse excesso de atividades pode afetar a vitalidade, tanto psíquica quanto física. Por que será que a ansiedade e a obesidade infantil tem aumentado tanto ultimamente?


Melaine Klein cita que a partir da vida de fantasia que o sujeito forma as impressões do seu mundo interno e externo, através da introjeção e projeção. A partir dessa afirmativa, também podemos salientar a importância da repetição, do "de novo". A criança está introjetando as experiências vividas; está deixando fluir a energia pelo corpo; está aumentando a percepção do seu mundo interno e do mundo externo.


A criança ativa nas brincadeiras potencializa seu desenvolvimento, aprendendo a conhecer, conviver com o outro, fazer e acima de tudo ser. O brincar estimula a autoestima, a confiança, a criatividade, a curiosidade, a autonomia e a linguagem, gerando a maturidade para novos conhecimentos e aprendizagens.


Trecho adaptado no artigo científico: "O atravessamento da tecnologia no brincar", de Camila Rezende e colaboradores.


Quem quiser ler o artigo na íntegra, está disponível no nosso site. O link está na bio. Vale muito a pena a leitura, a reflexão e as nossas ações enquanto pais e formadores de adultos fisica e psiquicamente saudáveis.



Rezende et al
. O Atravessamento da Tecno
Download O ATRAVESSAMENTO DA TECNO • 354KB

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Desafios da Criação.